Projeto Educativo

O Colégio Casa Mãe, desde a sua fundação, assume um modelo de educação inclusiva e transversal, em que o aluno é o pilar central que cresce em contacto com a natureza e com os valores humanistas de um cidadão aberto ao mundo, consciente e responsável.

Por essa razão, o Projeto Educativo do Colégio Casa Mãe promove um conhecimento experimental em ambiente natural, com a qualidade e a excelência como palavras de ordem, gerando-se um contexto de crescimento integral e saudável.

A NATUREZA

UMA SALA DE AULAS FORA DE PORTAS

Os espaços verdes e a consciência ambiental são valorizados no Colégio Casa Mãe – somos uma escola onde as galochas fazem parte do uniforme. A infraestrutura do colégio é rodeada por deslumbrantes espaços verdes, oferecendo as condições necessárias para jogos e atividades ao ar livre. Além das atividades radicais, estes espaços – juntamente com o Lago e a Quinta Pedagógica – são ideais para fomentar a exploração da natureza, permitindo aos “pequenos cientistas” uma aprendizagem transversal e multidisciplinar.

ECOPISTA

CONHECER O MUNDO LÁ FORA

É na Ecopista que decorre parte das nossas atividades ao ar livre sejam aulas de campo de diferentes disciplinas, atividades de carácter mais físico ou peddy papers de pesquisa e exploração. Aqui, os estudantes do Colégio Casa Mãe têm igualmente oportunidade de descontrair e apreciar a natureza.

PROJETO LiNE

LEARNING IN THE NATURAL ENVIRONMENT

Trata-se de um projeto à escala internacional de aprendizagem fora da sala de aula. Através de atividades que decorrem na nossa Ecopista, quebra-se a rotina dos estudantes, estimulando, assim, as suas competências de criatividade e de resolução de problemas.

LAGO PEDAGÓGICO

DESCOBRIR A VIDA DEBAIXO DE ÁGUA

O lago pedagógico permite aos alunos acompanharem a evolução dos diferentes seres vivos que habitam este ecos-sistema, compreender de forma prática as relações que se estabelecem, para além de testarem as propriedades químicas da água e fazerem outras experiências na área das ciências naturais.

QUINTA PEDAGÓGICA

UM ZOO DE CONHECIMENTO

Na Quinta Pedagógica , os alunos aprendem um pouco de tudo. Este espaço exterior, que integra coelhos, patos, galinhas, cabras e até um pónei, permite aos estudantes desenvolverem diversas competências através de um contacto direto com a natureza.

HORTA PEDAGÓGICA E POMAR

APRENDER COM AS MÃOS NA TERRA

O cultivo pelos estudantes de diferentes frutas, legumes e vegetais, que depois são saboreados por eles, permite-lhes aprenderem de forma muito prática noções de Estudo do Meio e de Ciências Naturais.

JARDINS DE PLANTAS AROMÁTICAS

A NATUREZA DENTRO DE PORTAS

Neste espaço, os estudantes cultivam e tratam as suas próprias plantas, que mais tarde são transformadas em sacos de chá e de especiarias.

ARBORISMO

SUPERAR TODOS OS OBSTÁCULOS

No circuito de arborismo os estudantes podem experi-mentar a prática de arborismo – atividade que consiste na passagem de obstáculos posicionados nas árvores. Deste modo, os alunos são levados para fora da sua zona de con-forto e enfrentam desafios.

ESTUFA

CULTIVAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS

Na nossa Estufa, dos mais pequeninos aos mais velhos, todos têm oportunidade de aprender usando o método experimental, desenvolvendo também o gosto pelo cultivo de plantas e um espírito ecológico.